clique para ampliar

O Sistema Pekiti-Tirsia Kali é um dos poucos completos e autênticos sistemas de combate Filipino remanescentes.

Pekiti-Tirsia é um sistema e tecnologia de combate com armas brancas (Lâminas).

Ele abrange todas as categorias de armas tradicionais e é formulado no princípio estratégico do triângulo.
O Triângulo serve como a base do trabalho de pernas, golpes (batidas) e dos princípios táticos do combate a curta distância.

Pekiti-Tirsia é um sistema de luta de combate. Combate é a utilização de armas, e não mãos nuas.
O sistema Pekiti-Tirsia segue a característica das Artes Marciais Filipinas, onde as armas são ensinadas primeiro, e após isso se progride para estágios mais avançados dos sistemas de combate, com as mãos nuas (Boxe, Kickboxe, Grappling e luta no solo).

O Sistema ensina teorias e princípios de armas, através de uma baseada no combate real, diferentemente de sistemas pacíficos ou esportes de combate, sendo o Pekiti-Tirsia uma verdadeira e progressiva arte de luta marcial.
Pekiti-Tirsia é um sistema de combate a extrema curta distância, contra múltiplos oponentes, baseado no uso de lâminas.

Pekiti-Tirsia é um completo sistema de estratégias e táticas utilizando todas as armas de combate em todas as distâncias - principalmente à curta distância - e que fornece contragolpes e ataques visando a destruição das armas do oponente e a dominação de qualquer combate ou situação de defesa pessoal.


História:

clique para ampliar

O Sistema Pekiti-Tirsia Kali é originário das províncias de Panay e Negros Occidental, nas Filipinas, e foi formulado pela família Tortal. O Patriarca da família e Grão-Mestre de Pekiti-Tirsia, Grand Tuhon Conrado B. Tortal, passou este sistema e seus atributos para o seu único neto, o único herdeiro e atual guardião, Grand Tuhon Leopoldo Tortal Gaje Jr. Pekiti-Tirsia é um sistema tradicional familiar de arte marcial filipina e sua existência deriva de uma época antiga onde o uso e porte de armas brancas era comum e requerido entre a maioria dos homens.

A história oral da família Tortal testemunha 4 gerações praticando o sistema familiar Pekiti-Tirsia. O patriarca Norberto Tortal ensinou o sistema para seu filho Segundino Tortal. Segundino o ensinou a seus 5 filhos: Balbino, Tedoricio, Francisco, Quirino e Conrado. Dos cinco irmãos, Conrado foi escolhido como herdeiro do sistema, e Balbino foi um de seus principais parceiros de treino. Balbino foi baleado e morto por soldados japoneses, na região de Barangay Conception, Talisay, Negros Occidental, após desarmar um soldado japonês de sua espada samurai, e matar três soldados que tentaram estocá lo com baionetas.

A história oral da família Tortal testemunha 4 gerações praticando o sistema familiar Pekiti-Tirsia. O patriarca Norberto Tortal ensinou o sistema para seu filho Segundino Tortal. Segundino o ensinou a seus 5 filhos: Balbino, Tedoricio, Francisco, Quirino e Conrado. Dos cinco irmãos, Conrado foi escolhido como herdeiro do sistema, e Balbino foi um de seus principais parceiros de treino. Balbino foi baleado e morto por soldados japoneses, na região de Barangay Conception, Talisay, Negros Occidental, após desarmar um soldado japonês de sua espada samurai, e matar três soldados que tentaram estocá lo com baionetas.

Grand Tuhon Conrado B. Tortal, ou "Tay Dadoy", como era conhecido, foi um homem muito respeitado nas regiões de Visayas ocidental e Norte Mindanao, Filipinas. Nascido em 1897, em Tigbawan, provincia de Iloilo, Panay, os Tortal acabaram por migrar para Negros Occidental, onde eram proprietários de diversas fazendas. Como era comum na época, Tay Dadoy era fluente em inglês, espanhol, e no seu dialeto nativo, Illongo, bem como em Cebuano, e outros dialetos regionais do Norte de Mindanao, onde ele viajava para comércio, e como missionário cristão.

Grand Tuhon Tortal posteriormente serviu como chefe de polícia de Victorias, lar da maior usina de cana de Negros Occidental, com uma reputação de estrita disciplina, sendo um ponderado mediador. A excelência de Tay Dadoy nas artes de combate filipino foi amplamente conhecida e reconhecida através de inúmeros desafios, como quando derrotou publicamente os irmãos Lizares, um clã político influente de Talisay, Negros Occidental, em 1928. Depois de uma tentativa de ocupação da propriedade dos Tortal, Conrado, com Espada y Daga de madeira, lutou com ambos irmãos Lizares, armados com Bolos (espécie de espada filipina) e desarmou ambos com ataques às mãos e ao corpo, poupando lhes a vida. Em 1933, Conrado Tortal derrotou Tansiong Padilla, autoridade do estilo Aldobon, de Panay, em um duelo muito comentado, arranjado pelo prefeito de Bago, Negros Occidental.

Estas gerações de líderes da família Tortal, através do método de laboratório e pesquisa, testaram as técnicas e táticas de combate com armas brancas. Através de trocas amigáveis de instruções, duelos de sparring com outras reconhecidas famílias e líderes de sistemas, e combate direto resultando na morte do inimigo, o Sistema Pekiti-Tirsia foi continuamente treinado, executado e validado.

Atualidade:

Hoje em dia nas Filipinas, o Sistema Pekiti-Tirsia Kali é o único sistema de arte marcial filipina reconhecido como a doutrina oficial de combate de guerra pelas Forças Armadas das Filipinas. O sistema Militar Edged Impact Weapon do sistema Pekiti-Tirsia é o sistema oficial de combate a curta distância do Filipino Recon Marines (Forças Especiais Filipinas), e é parte oficial do programa ensinado no curso básico para oficiais filipinos. O sucesso deste programa fez com que diversos ramos dos serviços militares e policiais das Filipinas (AFP , PNP , etc ) adotassem o sistema. Atualmente, o combatente Filipino é reconhecido como um líder mundial em habilidade de combate a curta distância.
Desde a sua criação este programa, os Recon Marines tem treinado forças especiais americanas, entre outras unidades de combate, em combate a curta distância, demonstrando a superioridade da tecnologia marcial filipina, amplamente reconhecida por treinadores americanos de unidades e oficiais comandantes.

Pekiti-Tirsia completou um circulo completo, das suas origens em Visayas , ao se espalhar pelo mundo e sua famosa e incomparável sistema de combate com armas brancas e agora como um sistema de combate corpo a corpo (close-quarter) preferido do soldado filipino moderno.

O que faz o Sistema Pekiti-Tirsia diferente

O que faz o sistema Pekiti-Tirsia ser diferente em relação as outras Artes Marciais Filipinas:

I. Pekiti-Tirsia é uma antiga e cultural tecnologia de combate indígena, original, pura, familiar, inalterada, com efetividade testada e provada, e que custou a vida de muitos para o aperfeiçoamento da técnica.

II. Pekiti-Tirsia é um sistema altamente combativo, à curta distância, e que se especializa em combate com armas brancas (Facas, espadas, lanças), mas com uma completa estrutura de longa, média e curta distância de combate, usando todos os expedientes de estratégias e ações táticas, conhecidas pelos antigos e modernos guerreiros.

III. Pekiti-Tirsia defende a mais forte filosofia dos antigos antepassados filipinos. Esta filosofia acredita fortemente na vida e não na morte, acredita no sucesso e não no fracasso, acredita na saúde e não na doença.

IV. Pekiti-Tirsia celebra a essência dos valores culturais através da prática, com respeito, cuidado, proteção e hospitalidade. A cultura de combate é um produto que nasce dessa filosofia.

V. Pekiti-Tirsia é datado desde antes de 1897, aperfeiçoado pelas mãos do Supremo Grão Mestre Conrado B. Tortal, que com seu falecido irmão, deixou um legado de maestria. Grão Mestre Leo T. Gaje Jr. continua o trabalho e a preservação do sistema sem falhas.

VI. Pekiti-Tirsia é o único sistema, entre a artes marciais filipinas nos EUA, aceito por organizações policiais e militares como o mais efetivo sistema, como foi demonstrado no vídeo de treinamento policial sobrevivendo a armas brancas "Surviving Edged Weapons".

VII. Pekiti-Tirsia é o único sistema nas Filipinas que foi selecionado para treinar o grupo de operações especiais dos Philippines Marines Recon Force, e os Marines ordinários, somando 10.000 combatentes. Atualmente o treinamento continua por 100 cadres, num curso de 2 meses de duração, com carga diária de oito horas.

VIII. Pekiti-Tirsia se tornou a escola oficial de treinamento da Policia Nacional das Filipinas, com os seguinte programas :
   • Special Action Force Commando
   • Crisis Response Team
   • Aviation Security Group
   • Swat Team Training
   • Special Operations Unit

IX. Pekiti -Tirsia introduz o conceito de Gunology, ajuda todo estudante à entender a arte de combate.

X. Pekiti-Tirsia e seu Sistema Edged Impact Weapon de Combate para militares está em contínuo uso.

XI. Pekiti-Tirsia Kali Edged Impact Weapon Control Dynamics como uma arte de combate treina essas pessoas.

Grand Tuhon Leo T. Gaje Jr.
28 de junho de 2006

Terminologia do Sistema Pekiti-Tirsia kali

Kali - A arte marcial e sistema de combate originais das Filipinas.
Kalis - Qualquer arma branca usada para combate, uma única lâmina kalis como Ginunting, Talibong, Parang, Hagibis etc...
Sundang - Todas as armas brancas
Pekiti - Perto, curta distância
Tirsia - colocar num canto (posição difícil )aquartelamento, divisão em quatro partes.

Terminologia do Sistema

Abecedario / Panguna - ataques alvos
Quatro cantos/Pamusod - quatro muros contra ofensa
Payong/Pamayong - guarda-chuva contra ofensa
Dakup y Punyo - Tapping dakup- segurar e ataque com punyo (parte final da empunhadura)
Limahong nga Pagsugod - cinco ataques
Panastas/ Pamilas - corte
Sungkete/Sak Sak - estocada
Florete - corte duplo
Etchekete - estocadas múltiplas
Sagang Labo - ofensa e contra ofensa em curta distância
Seguidas - múltiplos e contínuos ataques
Hanut - golpear / atacar
Bunal - golpear vigorosamente
Bunal patamos - golpear para atingir
Buno - estocada
Pasaka Buno - estocada ascendente vigorosa
Madasig - velocidade , rapidez



Terminologia Mano Mano / Pangamut ( mãos livres)

Hampak - tapa, golpe de palma
Tapungol - socar
Sikaran - Chute
Sipa - Chutar
Sipa Panindak - chute rápido
Tindak - chute frontal
Sikad - Pisão / chute com calcanhar
Siko - cotovelo
Sikuha - golpear com o cotovelo
Nalipong - colapso , desmai
o

Terminologia Cultural

Karunungan - conhecimento , sabedoria
Kalisod - Tristeza, arrependimento, mágoa, remorso
Kalipay - Felicidade ,sentimentos alegres , alegria
Kalibutan - O mundo, Universo
Kalimutan - esquecimento, negligência
Kali Kalihan - Festival Kali
Pangamut - habilidoso no uso de armas e mãos livres em combate.
Madasig nga Pangamut - velocidade ( rapidez}com armas e mãos livres.
Mainalamon sa Pangamut - mestre, expert, instruído ,informado

Nosso canal no Youtube