Em 1938, em Legaspi , Albay nasceu Grand Tuhon Leo Tortal Gaje Jr., filho de Feliza G. Tortal , filha única de Conrado Tortal , e de Leopoldo P. Gaje Sr.. Logo após seu nascimento, e subseqüente morte de sua irmã gêmea e de sua mãe, Leo foi pego sob custódia e criado pelo avô Conrado Tortal. Desde a tenra idade de 6 anos de idade Leo foi treinado no Sistema Pekiti Tirsia Kali. Dos 6 anos de idade até os 9 anos de idade Leo foi treinado exclusivamente o trabalho de pernas.

Diariamente ele era colocado em cima de uma mesa, Conrado atacava seus pés, enquanto Leo desenvolvia as estratégias e movimentos que permanecem até os dias de hoje como uma das assinaturas do Sistema Pekiti-Tirsia Kali. Leo então foi treinado nos Doce Methodos, Contradas, e outros métodos avançados de combate, duas vezes por dia, de manhã antes da escola, e mais tarde a noite, durante seus estudos escolares e universitários. Após o falecimento de Conrado Tortal, Leo T. Gaje herdou o sistema Pekiti´Tirsia Kali.

Nessa época, os sistemas familiares de combate nas Filipinas eram mantidos somente para membros da Família, e para escolhidos por sua disciplina para manter e proteger os segredos da família.
Na próxima década Tuhon Gaje manteve sua promessa e o sistema não foi ensinado a ninguém fora da família. Em 1972 Tuhon Gaje emigrou para os Estado Unidos.
Em Nova York, vendo a popularidade das artes marciais nos EUA, ele visionou o sucesso das Artes Marciais Filipinas, e o reconhecimento da cultura e realizações marciais do povo Filipino através da superioridade de seus sistemas de combate.


clique para ampliar

Grand Tuhon Gaje começou a ensinar o seu sistema a um seleto número de artistas marciais nessa época nos anos de 1990, Grand Tuhon ensinou o sistema Pekiti-Tirsia por toda a América e pelo mundo , se tornado um líder na promoção e ensinamento da artes marciais filipinas , ganhando um reputação de excelente nível técnico e treino duro .
Seus esforços ajudaram a tornar as Artes Marciais Filipinas altamente apreciadas por comunidades militares e policiais devido a sua eficácia em combate.
O sistema se tornou o favorito de várias agencias de policia , coma criação dos programas Safety Baton e Edged Weapon Awareness / Strategic Knife Defense , que reduziram os processos contra oficiais e departamentos de policia , ensinado os oficiais a atingir áreas do corpo que incapacitariam ,mas diminuiriam o risco de processos legais.
Grand Tuhon Gaje retornou às Filipinas nos anos de 1990 e começou a ensinar e promover o Sistema Pekiti-Tirsia.
Seus esforços culminaram no Pekiti-Tirsia se tornando o único sistema de arte marcial filipina reconhecido como doutrina oficial das Forças Armadas das Filipinas.
Em 1998 Pekiti-Tirsia se tornou o sistema oficial de combate a curta distância (close-quarters) do Batalhão de Reconhecimento da Marinha Filipina.
O sistema hoje em dia é ensinado a outras unidades da AFP (forças armadas das filipinas )e da Policia Nacional das Filipinas .
Os Recon Marines Filipinos (batalhão de reconhecimento da marinha filipina) treinaram forças especiais americanas e outras unidades de combate , em combate a curta distância , demonstrando a efetividade do sistema.
Grand Tuhon Gaje treinou e influenciou milhares de artistas marciais, alguns deles chegando a desenvolver sistemas próprios, como o já falecido Edgar Sulite (Lameco Eskrima), Chris Sayoc (Sayoc Kali), além de muitos outros.
O supremo Grão Mestre do Pekiti-Tirsia Kali permanece a principal autoridade nas Artes Marciais Filipinas, e seu nome é sinônimo de armas brancas, o "Blade Master" (Mestre da Lâmina), Grand Tuhon Leo Gaje .

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a Grand Tuhon Leo T. Gaje Jr. por dividir sua arte marcial familiar.
Grand Tuhon é uma artista marcial incrível, mas alem de tudo um ótimo professor, tendo um grande sensibilidade para perceber as qualidades e limitações de seus alunos e direcioná-los no caminho do desenvolvimento de seus alunos.
Quem já teve oportunidade de treinar com ele, tem sua visão de arte marcial , mudada e melhorada para sempre
Salamat Po Grand Tuhon Leo T. Gaje Jr.


Karl P. Greiner



Nosso canal no Youtube
 
tr>